20 de Septiembre de 2017
Ingresar>> usuario contraseña
Registrarse
Cerrar Ventana
Japaratinga terá seminário sobre Apicultura
No próximo dia 06 de junho, será realizado, no município de Japaratinga, o XIII Seminário Alagoano de Apicultura, promovido pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) - coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento ...
 
 
Primeira Edicao 04-06-2013 - No próximo dia 06 de junho, será realizado, no município de Japaratinga, o XIII Seminário Alagoano de Apicultura, promovido pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) - coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae Alagoas.

No evento, que tem o objetivo de debater a importância da apicultura e da própolis vermelha para o desenvolvimento do estado, estarão reunidos apicultores, presidentes de sindicatos rurais e conselhos municipais, representantes de associações de produtores e de diversas entidades do setor apícola, além de palestrantes que tratarão sobre temas relevantes para a apicultura alagoana.

Na oportunidade, os produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Litoral e Lagoas e do APL Apicultura no Sertão poderão expor seus produtos e trocar informações sobre diversos temas, como a importância da produção própolis vermelha. No ano passado, esse produto recebeu o selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Indústria (INPI), certificando que a própolis vermelha daquela região é a única no mundo com propriedades específicas e diferenciadas. Esse assunto será abordado em uma das palestras do seminário, pelo apicultor Mário Calheiros e por Cristiane Francisco, consultora credenciada do Sebrae.

Outros temas como “Vivenciando a cooperação e o cooperativismo”, “Conhecendo as abelhas sem ferrão”, “O registro de estabelecimentos e produtos apícolas” e “A produção de pólen como incremento da atividade apícola no litoral de Alagoas” serão apresentados por vários palestrantes, entre eles Ronaldo Santos, diretor presidente da Coopenedo; Bergson Vasconcelos, proprietário da Oficina do Mel; Celso Barros, diretor chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Alagoas (SFA-AL/MAPA) e José Soares Brito, presidente da Federação Apícola de Sergipe.

Segundo Jacqueliny Martins, gestora do APL Apicultura Litoral e Lagoas pelo Sebrae Alagoas, a cadeia produtiva da apicultura no estado vem crescendo, mesmo com a seca que afetou o sertão alagoano nos últimos meses, e o seminário é um momento propício para o fortalecimento do setor. “O seminário promoverá a integração dos apicultores dos dois APL envolvidos, e isso é essencial para o desenvolvimento da apicultura em Alagoas”, afirma a gestora.

O XIII Seminário Alagoano de Apicultura tem como parceiros as Secretarias de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e a Prefeitura Municipal de Japaratinga.

O evento será realizado no Hotel Albacora, das 9h às 13h.

A Apicultura em Alagoas

A Apicultura é uma alternativa de ocupação e renda para o homem do campo que vive no Sertão e no Litoral alagoano, movimentando a economia local desde a década de 80. Já na década de 90, instituições públicas e privadas, como o Sebrae Alagoas, começaram a apoiar o desenvolvimento do setor, que se tornou uma atividade profissional.

Hoje, Alagoas é o único estado no mundo que produz a própolis vermelha com quatro isoflavonóides diferenciados ao mesmo tempo, que é obtida na resina de plantas encontradas no litoral alagoano, com destaque para a Dalbergia Ecastophyllum (rabo-de-bugio), que pode ser utilizada na eleboração de medicamentos, alimentos funcionais e cosméticos.
 

188 Noticias clasificadas
lunes 4 de junio
Noticias
 

Reducen aranceles
Consultar en: Página 12, El Cronista Comercial, El Cronista Comercial, BAE, La Nación, La Razón -, El Cronista Comercial, Conclusión, Jujuy on line, Iprofesional, El Litoral, San Lorenzo 24, La Voz del Interior, Punto Biz, Clarín, Ambito Financiero, Ambito Financiero,

Aseguran que el consumo de carne vacuna creció en los últimos meses
Consultar en: Los Andes, Telam, Democracia,

Macri llega hoy para inaugurar una planta de acopio de cereales
Consultar en: La Voz de Chaco, Norte, El Libertador,
Noticias
ganaderia
18
ganaderia
biodiesel
17
biodiesel
forestales
8
forestales
vitivinicultura
4
vitivinicultura
Noticias
Santa Fe
36
Santa Fe
CABA
36
CABA
Misiones
1
Misiones
Mendoza
3
Mendoza
Noticias
Gremiales del Sur
1
Gremiales del Sur
Diario Pergamino
1
Diario Pergamino
El Libertador
2
El Libertador
El Diario de la Pampa
2
El Diario de la Pampa
Noticias
Karina Fernández
(Revista Puerto)

1
Andrés Krom
(La Nación)

1
Zulema Usach
(Los Andes)

1
Carlos Petroli
(La Voz del Interior)

1
Noticias
Ultima edición (Actualiza los lunes)
Comentario Diario Precios de Cierre